08 março, 2011

'TOU ME GUARDANDO PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR...

Passei o Carnaval em casa. (Quer dizer, ainda estou passando, já que este post sai na chamada Terça-Feira Gorda - por que gorda, não se sabe...) É assim desde que fiquei carnavalescamente órfão (buááááá...), quando a Troça Carnavalesca de Regatas Se Melhorar Afunda - o primeiro bloco transmarítimo do Carnaval carioca e fluminense – "afundou", ou melhor, acabou, vítima de seu próprio sucesso.
Pior ainda, para quem provou do melado do carnaval de rua e gostou de tanto se lambuzar, como eu: quando fico em casa, faço questão de não ver nem um pedacinho do desfile das escolas de samba, a maior macumba pra turista da Terra – nem ao vivo, no Sambódromo, nem na TV. E isso todos os anos.
Neste ano da graça de 2011, mudei de idéia – em parte. Resolvi ver os desfiles das duas únicas escolas de samba que adotaram temas ligados ao cinema: Unidos da Tijuca (Esta noite levarei sua alma) e Acadêmicos do Salgueiro (Salgueiro apresenta: o Rio no cinema).
Primeiro, o Salgueiro. Salgueiro apresenta: o Rio no cinema prometia mais do que apresentou. No fim, descontados os acidentes com os carros alegóricos, parecia querer abraçar o mundo (do cinema) com as pernas. Jacaré consegue este abraço? Nem ela.
Como descobri que não estou sozinho com esta opinião, transcrevo diálogo entre colegas de facebook (Atenção: como transcrevi sem permissão – e como não quero mais ver amigos sendo ameaçados de processo por "calúnia e difamação" só porque deram opiniões francas, decidi mostrar o milagre, mas não os nomes dos santos – em suma, mudei o nome dos interlocutores):
INTERNAUTA 1
alô, salgueiro, já posso pedir MEU dinheiro de volta? #riofilme3milhoes
INTERNAUTA 2 - Deram 3 milhões pro Salgueiro? Mas botaram Arara Azul e Oscar na parada.
INTERNAUTA 1 - 3 milhões.
3 milhões.
INTERNAUTA 1 - eu fazia uns 7 longas. o barretão fazia 1/3.
INTERNAUTA 2 - 3 milhões faz o quê, 50 curtas?
INTERNAUTA 3 - Pedir isso pro Salgueiro até que é moleza. Quem é que vai cobrar do Vin Diesel e seus seguranças CBs?
INTERNAUTA 1 - pô, mas pelo menos eu garanto que o Vin Diesel fez o que prometeu com o dinheiro.
INTERNAUTA 3 - Mas o Salgueiro fez o desfile. Vc acha que eles precisaram prometer que seria bom? Logo pra Riofilme? Seria até arriscado.
INTERNAUTA 1 - acho que eles prometeram chance de ser campeão. pelo menos antes do júri dar suas notas.
INTERNAUTA 4 - Mas o desfile estava bem bonito. O timing não foi o ponto forte.
INTERNAUTA 5 - 7 longas? marajá :)

E por aí vai, que se eu ficar no facebook o tempo todo não acabo de escrever este texto....
Talvez por isso, gostei mais do desfile da Unidos da Tijuca. Não por causa dos efeitos especiais, o Salgueiro também teve (embora os últimos carros acabassem tendo mais "defeitos especiais"...). É que ela preferiu falar do todo – o cinema – a partir de uma parte, um recorte – o filme de horror. (Aliás, os melhores roteiros de cinema que conheço são assim.) E, convenhamos, que outra escola de samba teria coragem para homenagear Zé do Caixão, inclusive trazendo-o para desfilar? Ele merece a homenagem.
E assim vou me guardando para quando o Carnaval chegar... ao fim...

P.S.1: Breves indicações de filmes tendo o Carnaval como tema ou presença:

- Alô, alô, Carnaval (1936), direção de Adhemar Gonzaga – Ah, dona Alice, quando é que a Cinédia vai finalmente lançar este filme – uma delícia! – para vídeo doméstico? Aproveite a modernidade e lance-o em Blu-Ray... Enquanto isso não acontece, gentis leitores, não percam a chance de assisti-lo numa sala de cinema perto de você, sempre que for exibido.
- Quando o Carnaval chegar (1972), direção de Carlos Diegues – Também conhecido como "a versão cinematográfica-carnavalesca de Seis personagens à procura de um autor, de Pirandello". Ou, se preferirem a opinião de Glauber Rocha, "a refilmagem de Cantando na chuva, com um roteiro cepecista de Brecht e o estilo 'corte-e-costura' do Cinema Novo." Maldade minha e de Glauber à parte, o filme tem seus encantos: a proposta de trama envolvendo um grupo de artistas mambembes (sempre gostei de grupos mambembes), atores botando o filme no bolso – Hugo Carvana ainda novo e serelepe, adiantando seu personagem de Vai trabalhar, vagabundo, e Ana Maria Magalhães como uma versão morena e brejeira de Antônio das Mortes. Sem falar na trilha musical de Chico Buarque.

P.S.2: Um dia, contarei melhor a história da T.C.R. Se Melhorar Afunda. Por ora divirtam-se com a letra da marcha-hino do bloco, de Aurélio Aragão, Beto Robalinho, Mauro Reis e Roberto Souza Leão:

Se a vaca tá na sala / Se a sogra não se cala / a cachaça é seu remédio / Aproveite e tome um porre / Da sua sogra você corre / e mande a vaca para o brejo / Deixe o Rio de Janeiro / pois é mês de Fevereiro / e a ressaca não inunda / Oh, Timoneiro / Não molhe a bunda / Porque se melhorar afunda (2 vezes) / Se perdeu um grande amor / Tá na porta o cobrador / não declare concordata / A folia tá na rua / Terça-feira a sorte é sua / cai nos braços da mulata / Atravessa essa Baía / Carnaval não é todo dia / e patrão só na Segunda / Oh, Timoneiro / Não molhe a bunda / Porque se melhorar afunda (2 vezes)

P.S.3: Longe de mim querer perguntar à diretoria da ABDeC-RJ qual dos desfiles que falaram de cinema foi melhor. Afinal, eles tem mais o que fazer. Como chamar a presidente-ditadora da ABD Nacional e todos os poderosos de plantão de buana. Ou expulsar pessoas de sua lista de discussão (abdec@yahoogrupos.com.br) por não suportar ouvir verdades – não é mesmo, Sr. Presidente da ABDeC-RJ ("Seção Rio de Janeiro da ABD Nacional", como ultimamente gostam submissamente de se denominar)?

Um comentário:

  1. Rogério2:37 PM

    Baixar o Filme - Quando O Carnaval Chegar - http://bit.ly/tejMtv

    ResponderExcluir